domingo, 16 de março de 2008

Iniciativa Manifesto iD 2008/2009

Depois do trabalho desenvolvido na versão inicial do ‘Manifesto iD’ estreado no Festival Internacional de Solos da Malaposta em 2007, senti o impulso de desenhar uma iniciativa que, para além de projecto artístico, pudesse ser também um serviço útil e de benefício comum.

A iniciativa Manifesto iD que agora acontece nos dias 23, 24 e 26 de Abril em Co-Produção com o Centro Cultural Olga Cadaval em Sintra, reúne essas componentes: um Espectáculo Transdisciplinar, os Ateliers de Criatividade com as vertentes de Desenvolvimento Pessoal e Educação Ambiental pela Arte.

É nosso compromisso artístico e ético reunir a dimensão da arte contemporânea com a responsabilidade social global de legar às gerações futuras a possibilidade de uma vida plena, contribuir para um planeta saudável e um mundo mais solidário e amoroso.

Manifesto ID é uma iniciativa artística cuja abordagem transdisciplinar desenha um traçado inovador, englobando a apresentação de um espectáculo intensamente sensorial e uma componente pedagógica e formativa em torno da criatividade e da sustentabilidade ambiental.
Nesta fase de criação, os co-criadores concebem o percurso colectivo e as linhas fundamentais de trabalho. Com um olhar recuado, investigamos o Corpo a partir do seu âmago e o corpo na sua relação com o espaço, a noção de Mente enquanto dispositivo gerador de conexões emocionais e o Ser, que na quietude, sente a força da vida.
Os ambientes de instalação interactiva estão simultaneamente centrados na pesquisa sobre a redescoberta da iDentidade, nas representações dos estados do ser e na noção de ‘realidade’. Um questionamento directo sobre quem sou? ou, o que é Ser? De que forma afecto a realidade? O que é real?
Através da criação de cenários a partir de materiais recicláveis, visamos o reaproveitamento de materiais de uso quotidiano, bem como contribuir para uma maior sensibilização do consumo sustentável e da valorização da reciclagem. De um modo muito concreto, e patente em todo o projecto, consideramos que a expressão artística é por excelência um veículo catalizador de consciências ecológicas e cívicas.

Para mim, este Manifesto continua a ser um ritual de celebração da vida no saber e no sabor consciente da existência, na plenitude da sua dignidade, da verdade e do amor. Do mais profundo do meu Ser, agradeço a generosidade, o empenho e a criatividade de todos os colaboradores, apoiantes e amigos presentes neste desafio. E também a si, que tão carinhosamente se disponibiliza a acolher as nossas ideias, que possa saborear todos os instantes. Imensamente grata a todos os que continuam a ajudar-me a crescer.
paula pinto 08

Equipa
(por ordem alfabética)
Ana Santos, André Maia, Graça Reis, Inês Ripamonti, Leandro Araújo, Mathieu Crespin, Miguel Rebelo, Nádia Carmo, Paula Pinto, Paulo Rodrigues e Rui Matoso.


Atelier iDentidade – ‘Vamos fazer um espectáculo’

Para além de proporcionarmos à criança uma proximidade com os processos criativos e uma iniciação às artes e ofícios do espectáculo, propomos também contribuir para o desenvolvimento do Ser.
Vamos fazer um espectáculo é uma proposta inovadora que tem como objectivos facilitar o acesso às artes e ao processo criativo, valorizar e respeitar a natureza individual, contribuir para o desenvolvimento da imaginação, estimular a criatividade pessoal em autonomia, construir relações de criatividade em reciprocidade e partilha, promovendo o trabalho em equipa.
Os participantes serão conduzidos através de um processo criativo de construção de um espectáculo, integrando as áreas de movimento, expressão dramática, vídeo, música e a construção de elementos cénicos e instrumentos musicais construídos a partir de materiais reciclados. Propomos incentivar as crianças para o reaproveitamento de materiais para que recebam desde cedo os princípios de educação cívica e ambiental. A partir da nossa orientação, os participantes são levados a criar uma apresentação informal, resumo das aprendizagens conseguidas.
Aos participantes será pedido um pequeno texto sobre “O que é Ser” ou o que significa Existir.

Agradecemos o preenchimento de um questionário que tem como objectivo ser uma primeira reflexão sobre as preferências das crianças e que está disponível para consulta e download no site
www.ccolgacadaval.pt e em www.culturaviva.com.pt


Actividades

Visita, Conversa - Entrevistas áudio e vídeo
Movimento e Expressão Dramática
Intervalo
Construção elementos cénicos e instrumentos musicais
Entrada de público
Apresentação informal de 30 minutos

Duração Total : 5h30


Cada participante deverá trazer roupa confortável, meias anti-derrapantes, uma t-shirt velha, lanche, manta (para se sentarem ou deitarem no chão), um jornal, dois sacos de plástico do lixo coloridos, algumas embalagens de plástico e latas de refrigerante limpas, caricas, tampas e botões velhos.

Atelier iDentidade para Escolas do 1º e 2º ciclo
23 e 24 de Abril das 10.00h às 16.30h
Auditório Jorge Sampaio no Centro Cultural Olga Cadaval
*Lotação limitada

Espectáculo Manifesto iD
24 de Abril
às 22.00h
Auditório Jorge Sampaio no Centro Cultural Olga Cadaval

Atelier iDentidade para crianças dos 6 aos 12 e familiares
26 de Abril de 2008 das 14h30 às 20h
Auditório Jorge Sampaio no Centro Cultural Olga Cadaval


A Expressão Artística ao serviço do Ser

Acreditamos que o essencial não é a acumulação indiscriminada de competências mas uma aquisição progressiva das que estruturam a capacidade de pensar por si próprio e de agir a partir da leitura dinâmica dos contextos.
Este princípio, orientado para a prática, baseia-se numa lógica de formação do Ser que dá a possibilidade à criança de ir formando o sentimento de constituir uma identidade una e integral, aberta para a vida, para a aprendizagem e o saber, em relação permanente com o mundo.
Assim, propomos que a criança parta à descoberta da sua individualidade, preservando a disponibilidade para o outro, encontrando uma nova possibilidade de Saber-Ser, Saber-Estar e Saber-Fazer, de um modo verdadeiramente autónomo e criativo. Por isso, consideramos como valores-base de interacção: o respeito pelo outro, a valorização da natureza de cada pessoa, a verdade interior e o relacionamento íntegro consigo mesmo e com os outros. Como tal, de acordo com esta perspectiva, a criança é orientada na sua expressão para o desenvolvimento da sua imaginação em Alegria e Liberdade.


Para reservas e outras informações contactar o gabinete de Produção
do Centro Cultural Olga Cadaval +351 219 107 110

Sobre a iniciativa Manifesto iD contactar +351 918 820 263 ou sentidosilimitados@gmail.com

Sem comentários: